"Sem menção honrosa. Sem massagem"



Eu prefiro os perdedores do meu lado. Os exilados, os perseguidos, os encarcerados, os despejados, os demitidos, os famintos por justiça. O pessoal da pesada que não tem nada a perder. Eu prefiro a agonia de sempre, a conta a vencer, as férias sem viagem. O fim do dia sem aplausos, a conta corrente sem cifrão. Eu prefiro a cova rasa a ter que defender essa gente que se diz “canhota” e mata a gente. Mata muita gente com calibre 38. Mata a gente de vergonha!


Fui primeira filha, primeira neta, carrego nas costas a responsabilidade de irmã mais velha da família. Fui gerada neste mundo que me faz declinar do direito de fazer descendentes. Um mundo de colapsos na segurança pública. De projeto de lei em defesa da terceirização total da mão de obra. De milícias evangélicas. Um mundo que acabou com a água potável! Quem quer parir em tempos assim? Eu não quero. Nem aqui na Bahia nem na cidade “maravilhosa”.


Não é para chocar. É por vigor. Meu desejo era escrever poesia no lugar de política. Mesmo considerando no lirismo dos versos um ato político. Mesmo reconhecendo que até um poema pode reivindicar poder. Eu, uma mulher religiosa, uma pessoa que busca o auto conhecimento, e que, credita a tal religiosidade, uma força astral contra hegemônica difícil de categorizar, não sinto culpa. Eu faço poemas para lembrar da felicidade. Sobrevivo porque quero subverter. Escrevo para “rasgar a regra”.


Ainda que hoje o saldo pareça desanimador. Eu vos peço amigos, irmãos, pedintes da Praça da Piedade: não deixem que eu me leve a sério. Quero me confundir, mudar de rumo, crer no efêmero e nas notícias do jornal. Eu quero crer que é possível viver bem na terra em que nasci. Quero ao prover o pão, o fogo, o vinho ler vinte livros e desfrutar da praia. Gerar frutos e andar de bicicleta. Não me deixem sozinha porque eu também não acredito em heróis.


Share on Google Plus

About Sueide Kintê

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário